quinta-feira, 19 de junho de 2014

Qual é a diferença entre incorporadora e construtora ?

Você que trabalha no plantão de um lançamento ou comercializa as unidades em sua imobiliária, sabe qual é a diferença entre construtora e incorporadora e quais são as suas respectivas responsabilidades? Conhecer as especificações do empreendimento, como: cláusulas contratuais, unidades disponíveis e formas de financiamento são informações valiosas na hora de apresentar um empreendimento ao seu cliente. Porém,  quem é o responsável por construir o empreendimento e quem é o responsável por atrasos na obra ?

Assim que é identificada uma necessidade de um novo empreendimento no mercado imobiliário, é realizado um levantamento junto ao público (clientes, comunidade local, possíveis compradores, comércio local e etc). Este levantamento de informações visa identificar as necessidades que o cliente possui, como por exemplo, ele está em busca de um imóvel de quantos dormitórios? Quantos metros de área útil? Qual faixa de valor? Além disso também mostrará todas as formas de impacto que este novo empreendimento irá gerar na sociedade, sejam eles impactos ambientais, de tráfego e/ou sociais. É com base nestas respostas que a  incorporadora realiza o projeto do empreendimento.

Para que posso iniciar a comercialização das unidades, deve ser realizado o registro no cartório de imóveis das especificações de como será o empreendimento, exemplo:  número de unidades, o tamanho de sua área interna, externa e de lazer, etc. Todas estas funções estratégicas e de gerenciamento, são atribuições de uma incorporadora. O cliente que comprar uma unidade do empreendimento em questão está adquirindo-o da incorporadora, ou seja, qualquer problema de descumprimento de contrato ela deve ser acionada.

Após formalizar o empreendimento junto ao cartório, a incorporadora contrata uma construtora para a execução da obra. A construtora tem uma única finalidade: construir o empreendimento. Normalmente a construtora é contratada pela incorporadora para executar as obras do projeto. São de responsabilidades da construtora todos os riscos inerentes à construção, como: acidentes na obra, o atraso nos pagamentos, pagamento de impostos sobre a mão-de-obra, responsabilidade técnica, etc.

Em alguns casos a incorporadora também é construtora, ou seja,  atuando nos dois papéis. É importante identificar os responsáveis por cada etapa do empreendimento. Assim é possível manter o seu cliente informado, evitando possíveis desconfortos no pós-venda, principalmente aqueles que são oriundos do descumprimento de cláusulas contratuais, atrasos da obra ou ainda problemas estruturais.

Fonte: Blog Imobex




O Mercado Imobiliário e a Internet

O mercado imobiliário e a internet andam de mãos juntas e a passos largo. Não são raras as ações de marketing digital implementadas nas estratégias de divulgação de imobiliárias e corretores imobiliários.

Esse fato, sem dúvida acontece em função da facilidade em que o mundo online permite a pesquisa, bem como a propagação da informação através das redes sociais.

A popularização dos sites de busca como Google, Bing e Yahoo ou portais imobiliários que concentram grande número de imoveis e imobiliárias permitem que o usuário faça sua busca na comodidade de sua casa ou sem sair de seu escritório, podendo navegar, pesquisar e até mesmo efetuar um levantamento da região  ou agendar uma visita ao imóvel desejado.

Por exemplo, um usuário situado na cidade de  Vila Velha – ES que precisa alugar ou comprar um imóvel em Curitiba  ao pesquisar em um buscador como o Google  por  ‘comprar imoveis curitiba‘, obterá como resultado portais especializados que reúne em seu banco de dados as principais imobiliárias de Curitiba e seus imovéis. Através de integrações com vários outros aplicativos e sistemas digitais, que os portais disponibilizam, esse usuário poderá fazer consulta da região onde está localizado o imóvel, visualizar fotos e videos e disparar uma solicitação de contato, que muitas vezes pode ser feita online direto com o corretor.

Outra grande vantagem do uso da internet é o efeito da viralização: o velho e bom boca-a-boca que hoje é “mouse-to-mouse” através de “likes”, recomendações por e-mail, fóruns, “twittadas”, chat´s e comunidade. Isso permite ao corretor a possibilidade de trabalhar a fidelização de seus potenciais cliente junto  a sua marca ou seu nome, através de um relacionamento continuo seja através de um serviço de email marketing ou através das redes sociais.

O dinamismo e confiabilidade dos buscadores, bem como dos portais especializados, aliado ao poder de propagação e divulgação que as redes sociais como Facebook, Twitter e Google Plus permitem, tem levado corretores e imobiliárias a investirem cada vez mais em suas estratégias de marketing digital, levando relevância ao consumidor e obtendo melhores resultados em suas ações.

Fonte: Fórum Imobiliário




terça-feira, 17 de junho de 2014

Qual é o segredo para o sucesso no setor imobiliário ?

Desesperado com a falência da imobiliária própria, um corretor de 69 anos passou a “apelar” nos anúncios despertando a curiosidade das pessoas. Ele cria frases sobre o imóvel brincando com sogras, argentinos entre outros. Além disso, conta histórias e piadas usando a características dos prédios. A partir da primeira placa humorada, as vendas subiram 40%, fato fundamental para a sobrevivência do negócio.

As placas ficam localizadas em frente da imobiliária, localizada na praia de São Vicente, litoral de São Paulo, confira o texto de um dos anúncios: “Esse sobrado é bom pelo seguinte: caso você quebre o pau com a sua esposa ou sogra, você desce rapidinho e vai dormir nas duas garagens que o apartamento tem direito! O mais importante nisso é que você vai ficar longe da sua sogra! Que maldade gente! Eu faria ao contrário. Mandaria a sogra para a garagem! Ufa!”

O mundo não vive só de brincadeira, no local da piada o proprietário destaca informações do apartamento e o preço. O site da imobiliária também apresenta as mesmas brincadeiras. Algumas pessoas fazem questão de passar na frente do estabelecimento para visualizar as mensagens. Parte da população identifica o idoso como o “corretor poeta”.

Identificado por Agemiro Durante Filho, o homem trabalha no setor imobiliário há 40 anos. Desde 2008, o negócio não estava muito produtivo, mas a partir das frases, o movimento voltou a subir. O corretor poeta também faz mensagens de acordo com a época do ano, tudo para emocionar as pessoas.

Os gastos com publicidade também diminuíram com esse modelo de venda. “Não tenho mais motivos para anunciar num jornal”, descreve. Quem deseja vender um imóvel procura a imobiliária para anunciar. As pessoas querem as frases do poeta corretor para divulgar os empreendimentos.

Esse caso, assim como a história do corretor da madrugada, é um exemplo prático de como a criatividade e a flexibilidade podem ajudar a vender com mais tranquilidade. Deixe um tempo do seu dia para você refletir sobre a sua atuação como corretor. Se não estiver satisfeito com os resultados, procure ações diferenciadas como essa. A criatividade está dentro de todos, basta apenas ser desenvolvida.

Fonte: Portais Imobiliários




Como você se comunica com seu cliente ?

Captação de clientes, entrevista, seleção de imóveis, visita e negociação. Para que todos estes passos ocorram no decorrer da negociação de imóveis, é necessário que exista uma comunicação eficiente entre o corretor de imóveis e seu cliente.  O corretor deve estar atento e de prontidão para receber e solucionar  o pedido do cliente. Evite transtornos com o seu cliente, tanto em um e-mail solicitando mais informações sobre o imóvel como em uma ligação para desmarcar as visitas do dia. Veja o que é essencial para manter uma comunicação de qualidade com o seu cliente:

Disponibilidade para atender ao telefone. Procure estar disponível para atender às ligações no horário comercial. Caso receba uma ligação e esteja impossibilitado de atender, retorne assim que possível. Estas atitudes demonstram seu interesse no atendimento ao cliente e preocupação em deixá-lo satisfeito.

Cuide os erros ortográficos na hora de enviar seus e-mails. Na hora de enviar ou responder os e-mails aos clientes tome cuidado com os erros ortográficos. Além disso, fique atento  para não escrever todo o texto em letra maiúscula (Caps Lock ) pois remete ao leitor que você está brabo, impaciente e/ou gritando ao escrever o texto. O cliente quando lê o e-mail pode interpretar de maneira errada, então procure ser sucinto na hora de escrever seus e-mails.

Interação em redes sociais. Se você optou por ter perfil nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc), procure mantê-las atualizadas. Caso um cliente solicite informações ou atendimento por estes canais seja ágil na hora de dar o retorno.

Formulários através do site. Assim como é importante ter agilidade na resposta dos e-mails,  os formulários de perguntas do seu site imobiliário também merecem atenção especial.  Caso haja demora na resposta, as pessoas tendem a não retornar ao seu site.

O sucesso na carreira de corretor de imóveis depende do seu empenho e dedicação no dia-a-dia profissional. Quanto mais interesse você demonstra ao seu cliente, melhor a interação entre as partes e mais fácil posteriormente se torna a negociação. Por isso, não negligencie as ligações, e-mails e conversas com o seu cliente, preste a atenção para estas dicas e seu sucesso estará garantido. Ligações perdidas, e-mails confusos e dúvidas pendentes são o campo minado perfeito para arruinar a sua negociação, fique atento para não cometer esse erro e ser um corretor de sucesso.

Fonte: Blog Imobex




Como usar o Facebook para vender mais imóveis

O Brasil possui 54 milhões de pessoas cadastradas no Facebook. O número representa um quarto da população. Levando em conta esses dados, a corretora de imóveis paulistana, Monique D. Tonini, decidiu utilizar a rede social como ferramenta para as vendas, os resultados foram surpreendentes.

Antes de abordar o caso da corretora, vale lembrar que 90% das buscas por imóveis começam pela internet. Esse dado demonstra a força on-line do mercado imobiliário e justifica o interesse nas redes sociais. A pesquisa foi realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi).

Com o intuito de divulgar as ofertas de imóveis em São Paulo, a corretora Monique criou a fanpage (página destinada a empresas ou marcas) “Casas Bacanas”. Até então, nenhuma novidade, porém, o nome da página já demonstra um conteúdo diferenciado. Geralmente, corretores e imobiliárias colocam o nome da empresa como título no Facebook. Qual é o título mais atrativo para os clientes: “Imobiliária São Paulo” ou “Casas Bacanas”? A resposta é lógica.

Além de um nome atraente, outro diferencial é o estilo dos anúncios. O cliente quer saber muito mais do que o metro quadrado ou o número de quartos, quer se sentir no local, saber detalhes inusitados. O texto de um anúncio de um apartamento começa assim: “Uau…que vista! Esta é a primeira sensação ao entrar neste apartamento de 170 metros. Sala, cozinha e biblioteca totalmente integradas. Os elementos são de muito bom gosto, as cores quentes na decoração e nos revestimentos dão uma gostosa sensação de aconchego”.

As fotos também são um diferencial, a corretora busca imagens de lugares diferenciados, como uma janela grande, uma vista deslumbrante, entre outros destaques da arquitetura. “Muitos imóveis são mal divulgados, com imagens nada atraentes. Resolvi criar anúncios em que eu aproximo de forma mais envolvente o futuro comprador ou inquilino”, relata Monique em entrevista ao Portal Terra.

A fanpage “Casas Bacanas” foi inaugurada em 2010 e conta com, aproximadamente, 22 mil seguidores. Possui anúncios de imóveis nos seguintes bairros de São Paulo: Higienópolis, Santa Cecília, Centro, Jardins, Pinheiros, Vila Madalena, Perdizes, Itaim, Vila Olímpia, Moema e Cidade Jardim. Além de faturar com o aumento nas vendas, a corretora de imóveis também passou a faturar com a divulgação dos empreendimentos.

Por tratar-se de um tema relativamente novo, não existe uma receita pronta de como os corretores de imóveis devem usar o Facebook, no entanto, os casos de sucesso devem servir de exemplo para futuras tentativas.

Fonte: Portais Imobiliários




segunda-feira, 16 de junho de 2014

O conformismo pode ser o pior inimigo do corretor de imóveis

De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, conformismo é “a arte de se acomodar, não reagir e aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas”. Essa armadilha da mente pode aprisionar qualquer pessoa, destruindo sua carreira profissional ou até mesmo sua vida social. Um sintoma do conformismo é a capacidade de arrumar desculpas para justificar os erros.

No ramo imobiliário, muitos corretores de imóveis usam inúmeras desculpas que os bloqueiam na sua capacidade de vender, por exemplo, “durante as férias ninguém compra”; “final do mês é duro, o povo precisa receber”; “quem quer comprar um imóvel no carnaval”, “a economia está desfavorável” entre outras teorias usadas para convencer que o fracasso não é culpa do vendedor.

Em geral, a abordagem dos corretores do imóveis no pós fracasso precisa ser diferente. Achar explicações não resolvem o problema, é preciso uma auto analise sobre a atuação e avaliar onde errou, visando aprimorar os procedimentos e adquirir melhores desempenhos. A sorte está do lado de quem visualiza os defeitos e trabalha na correção. Termos do tipo “fulano de tal teve sorte” também é uma espécie de conformismo. Você faz sua própria sorte.

A confiança também é fundamental para um corretor. A insegurança é um grande vilão da venda, ou você compraria uma casa com inúmeras dúvidas na cabeça? O corretor precisa desfazer essas questões e tirar as interrogações dos clientes. Nesse padrão, o achismo deve ser excluído do vocabulário. Não fruste a expectativa do cliente, seja exato, passe informações com firmeza, um corretor não acha nada!

Se você utiliza desculpas como “não tenho tempo” ou “não gosto”, pare agora de fazer a atividade. O conformismo neste caso já chegou ao extremo. Vá fazer outra coisa, vender imóveis não é para você. Como um corretor não tem tempo para vender? Organização é fundamental, é preciso deixar um tempo livre na agenda para conhecer os imóveis, estudar as tendências e capacitar no relacionamento com o cliente. Já o termo não gosto é muito utilizado pelos vendedores que não vendem. Assim como um jornalista, um corretor de imóveis não deve expressar opinião, ele apenas passa as informações de acordo com o interesse do cliente. Um profissional não precisa gostar, precisa vender.

Com o crescimento do mercado de imóveis, os corretores estão cada vez mais valorizados, o que aumenta em muito a concorrência, porém, de acordo com o ditado, “para os profissionais não existe concorrência”. Então seja um profissional.

Trabalhe como é,  pare com as desculpas, caso contrário, o conformismo será o seu maior vilão.

Fonte: Fórum Imobiliário




Melhore o ambiente da sua imobiliária e deixe mais confortável para seus corretores

Com as oportunidades que o mercado imobiliário disponibiliza aos corretores de imóveis, muitos decidem por adquirir ou locar um escritório para instalar a sua imobiliária. Confira algumas dicas para tornar o ambiente confortável e ao mesmo tempo produtivo para seus colaboradores e clientes.

Localização. Na hora de escolher a localização do seu escritório procure locais de fácil acesso e próximo à estacionamento.

Temperatura ambiente. Há algumas décadas, parecia secundária a preocupação com a aquisição de ar condicionado, mas com as altas temperaturas do verão, o aparelho torna-se essencial. Lembre-se que a temperatura também é um fator de conforto no ambiente, e a profissão de corretor de imóveis exige muitas vezes  a utilização de terno em pleno verão.

Água e café. Mantenha sempre à disposição para os colaboradores e clientes estes itens. Nada como sempre ter café e chá “novinhos” no começo da manhã e no meio da tarde. Assim aumenta a disposição e ânimo dos profissionais e ainda agrada os seus clientes.

Cadeiras confortáveis e mesas adequadas. Imagine ficar 8h por dia em uma cadeira desconfortável? Na hora de adquirir o mobiliário da sua imobiliária, faça um levantamento de cadeiras confortáveis e mesas proporcionais. Procure orçamentos acessíveis. É importante lembrar que a produtividade está diretamente ligada ao conforto.

Limpeza e higiene. Poeira e instalações sujas tornam  insalubre o ambiente de trabalho e espantam os clientes. Ninguém se sente motivado para ir trabalhar em um escritório que tem um banheiro sujo ou mesas empoeiradas. Se possível contrate uma pessoa responsável para manter sempre limpa e em ordem as instalações da sua imobiliária.

Na hora de “montar” a sua imobiliária pense em escritórios que você já visitou ou trabalhou e sentiu-se confortável. Inspire-se nestes ambientes. Um investimento  monetário extra em detalhes importantes,como cadeiras e limpeza, certamente auxilia no aumento da produtividade da sua equipe de vendas. É importante, além disto, humanizar a empresa, tornando os colaboradores próximos e valorizados.

Fonte: Blog Imobex