terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Como Definir o Valor Perfeito para Vender a sua Casa

Vender uma casa é mais complicado do que parece. O preço é uma decisão importante para definir corretamente e com isso conseguir um preço de mercado, que satisfaça o vendedor e o comprador, e dessa forma garantir o fechamento da venda. O preço de venda de uma casa é determinado por diversos fatores, assim, saber definir o preço de maneira correta e determinar o valor certo à sua casa é mais difícil do que parece.


Os fatores influenciadores do valor

O preço que seu imóvel tem atualmente e aquele que deverá obter para a venda são marcados por quatro fatores importantes:

1. Avaliação Imobiliária

Uma importante forma de descobrir o preço certo para a venda da sua casa é realizar uma avaliação imobiliária. Uma avaliação imobiliária consiste em realizar um completo mapeamento das características da sua casa, tais como: número de cômodos, localização, espaços extras, etc. Isso porque, quando você sinaliza que seu imóvel possui características diferenciadas, que lhe dão um valor maior, você pode estabelecer um preço acima da média do mercado.

2. Comparações com outros imóveis semelhantes

Para descobrir o preço certo para a sua casa, é tão importante pesquisar os preços de casas semelhantes à sua. Essa análise é um retrato dos valores de mercado. Então, é recomendado fazer uma pesquisa em imobiliárias, sites especializados ou mesmo nos anúncios da mídia tradicional.

3. Custos para reparos

Outro fator que também deve ser considerado para definir o preço perfeito para venda é a situação da casa e os eventuais reparos e melhorias que precisam ser realizados para torná-la mais apetecível. Se a casa possuir reparos pendentes, será necessário avaliar seus custos e quanto eles cartam do preço de venda.

4. Taxas de juros

Embora os fatores descritos acima sejam as principais informações para definir o preço de venda de uma casa, também é importante prestar atenção nas taxas de juros. Hoje em dia, as taxas são muito baixas, o que indica que os compradores têm maior renda disponível e podem gastar mais para adquirir seu lar. Contudo, é importante considerar que caso as taxas cresçam, isso reflete diretamente no preço de mercado pois as pessoas poderão ter menos recursos para gastar no momento da compra.

O que deve ser feito para descobrir o valor certo?

Agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam o preço perfeito para a venda da sua casa, é preciso definir quais são as etapas a serem seguidas para obter este preço.

1. Avaliar o estado da sua casa

A primeira etapa a ser realizada é realizar uma auto-avaliação da sua casa. Analise o estado interno e externo da propriedade e verifique se existem reparos ou melhorias necessárias. Dessa maneira, você obtém uma melhor noção do valor que terá que acrescentar ao preço de venda para cobrir os custos de reparos.

2. Realizar uma avaliação imobiliária

Logo após, você pode prosseguir para a realização de uma avaliação imobiliária. Uma avaliação imobiliária realizada por um corretor de imóveis qualificado, pode destacar as características relevantes de sua casa, o que o ajudará a definir um preço acima da média do mercado.

3. Analisar os preços no mercado

Outro passo importante é analisar os preços de outras casas semelhantes à sua no mercado. Se você quer estabelecer um preço acima do mercado para a sua casa, é importante verificar quanto os demais proprietários cobrarão por suas propriedades. Dessa maneira, você terá ao menos uma noção da média dos preços no mercado.

4. Descontar seus custos

Após descobrir o preço médio de mercado, você deve descontar os custos de reparos e melhorias que precisa realizar para colocar à casa à venda. Assim, você obtém uma noção aproximada do preço mínimo que seus imóvel deverá ter para compensar os custos que você terá para colocá-lo no mercado.

5. Ajuste o preço se for necessário

Com todos estes dados reunidos, é necessário ajustar o preço de venda para encontrar o valor certo para sua casa. Então, é importante levar em consideração as taxas de juros e as condições do mercado para estabelecer o preço ideal para seu imóvel. Além disso, também é aconselhável lembrar-se de que os preços das casas costumam se elevar ao longo do tempo.

Conclusão

Encontrar o valor ideal para vender sua casa exige que você conheça bem todos os fatores que influenciam e que você conceda um preço justo. Assim, você garante que consegue um bom lucro e que tanto você quanto o comprador podem sair satisfeitos com a venda. Para concluir é importante que você verifique as características relevantes da sua casa, faça uma pesquisa dos preços no mercado, determine os cusos de reparos ou melhorias, esteja atento às taxas de juros e ajuste o preço para garantir que obtém o valor ideal para a venda da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário