terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Os maiores desafios quando se trabalha em uma imobiliária

 Os maiores desafios quando se trabalha em uma imobiliária

Trabalhar em uma imobiliária pode ser gratificante, mas também pode ser extremamente desafiador. Desde que você precisa lidar com fornecedores e clientes até que você precisa ficar atualizado com as leis e regulamentos mais recentes, trabalhar como corretor de imóveis pode ser estressante. Existem muitos desafios inerentes ao trabalho em uma imobiliária, desde o conhecimento exigido até o manejo pontual das transações de forma eficaz e realista.

O desafio mais óbvio de trabalhar em uma imobiliária é o conhecimento. As imobiliárias exigem que os corretores tenham uma gama de conhecimentos, incluindo noções básicas de direito imobiliário, finanças, leis e regulamentos, contratos e muito mais. Para isso, os corretores precisam ficar atualizados com todas as mudanças no mercado de imóveis. Além disso, eles precisam ter uma boa compreensão da localidade e seus pontos fortes, a fim de oferecer o serviço mais adequado aos seus clientes.

Como trabalhar e se destacar como profissional no mercado imobiliário?

Trabalhar e Se Destacar como Profissional no Mercado Imobiliário

Trabalhar como profissional no mercado imobiliário tem seus prós e contras, e é importante entender como funciona a indústria para se destacar. O mercado imobiliário é altamente competitivo e economicamente instável, mas, com algumas orientações, um bom profissional imobiliário conseguirá se destacar no mercado. A seguir, estão algumas dicas para trabalhar e se destacar como profissional no mercado imobiliário.

Primeiro, é importante conhecer e entender o mercado imobiliário. Este mercado não é estático, uma vez que os preços e condições mudam a todo o momento. Portanto, é importante estar ligado nas tendências de preços, níveis de oferta e demanda, e áreas onde existe maior oferta de imóveis. Estas tendências de mercado devem focar-se nas situações específicas da sua área, já que cada mercado imobiliário tem suas peculiaridades.

Por que é importante contratar os serviços de uma imobiliária para comprar ou vender um imóvel?

Por que é Importante Contratar os Serviços de Uma Imobiliária Para Comprar ou Vender um Imóvel?

A compra ou venda de um imóvel, seja para uso próprio ou pela especulação de mercado, é algo bastante complexo. Por tratar-se de bens mais duráveis, um imóvel geralmente é a maior transação comercial a ser feita na vida de uma pessoa.

Por isso, é fundamental que quem pretenda fazer uma transação de compra ou venda de um imóvel busquem a profissionalização. Os empreendedores atuantes na área de imobiliária, ou seja, os corretores de imóveis, estão aptos a oferecer todo o apoio para que esta transação seja realizada de forma legal, adequada e segura.

A opção por uma imobiliária é válida tanto para quem pretende comprar quanto para quem deseja vender um imóvel. Mais do que isso, recomenda-se esta transação para aqueles que tem interesse na expansão dos seus negócios no ramo imobiliário. A contratação dos serviços de uma imobiliária possui muitos benefícios, como a facilidade de entender o mercado imobiliário e a agilidade na busca por um imóvel que se encaixe nas suas necessidades.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Qual é a diferença entre incorporadora e construtora ?

Você que trabalha no plantão de um lançamento ou comercializa as unidades em sua imobiliária, sabe qual é a diferença entre construtora e incorporadora e quais são as suas respectivas responsabilidades? Conhecer as especificações do empreendimento, como: cláusulas contratuais, unidades disponíveis e formas de financiamento são informações valiosas na hora de apresentar um empreendimento ao seu cliente. Porém,  quem é o responsável por construir o empreendimento e quem é o responsável por atrasos na obra ?

Assim que é identificada uma necessidade de um novo empreendimento no mercado imobiliário, é realizado um levantamento junto ao público (clientes, comunidade local, possíveis compradores, comércio local e etc). Este levantamento de informações visa identificar as necessidades que o cliente possui, como por exemplo, ele está em busca de um imóvel de quantos dormitórios? Quantos metros de área útil? Qual faixa de valor? Além disso também mostrará todas as formas de impacto que este novo empreendimento irá gerar na sociedade, sejam eles impactos ambientais, de tráfego e/ou sociais. É com base nestas respostas que a  incorporadora realiza o projeto do empreendimento.

Para que posso iniciar a comercialização das unidades, deve ser realizado o registro no cartório de imóveis das especificações de como será o empreendimento, exemplo:  número de unidades, o tamanho de sua área interna, externa e de lazer, etc. Todas estas funções estratégicas e de gerenciamento, são atribuições de uma incorporadora. O cliente que comprar uma unidade do empreendimento em questão está adquirindo-o da incorporadora, ou seja, qualquer problema de descumprimento de contrato ela deve ser acionada.

Após formalizar o empreendimento junto ao cartório, a incorporadora contrata uma construtora para a execução da obra. A construtora tem uma única finalidade: construir o empreendimento. Normalmente a construtora é contratada pela incorporadora para executar as obras do projeto. São de responsabilidades da construtora todos os riscos inerentes à construção, como: acidentes na obra, o atraso nos pagamentos, pagamento de impostos sobre a mão-de-obra, responsabilidade técnica, etc.

Em alguns casos a incorporadora também é construtora, ou seja,  atuando nos dois papéis. É importante identificar os responsáveis por cada etapa do empreendimento. Assim é possível manter o seu cliente informado, evitando possíveis desconfortos no pós-venda, principalmente aqueles que são oriundos do descumprimento de cláusulas contratuais, atrasos da obra ou ainda problemas estruturais.

Fonte: Blog Imobex




O Mercado Imobiliário e a Internet

O mercado imobiliário e a internet andam de mãos juntas e a passos largo. Não são raras as ações de marketing digital implementadas nas estratégias de divulgação de imobiliárias e corretores imobiliários.

Esse fato, sem dúvida acontece em função da facilidade em que o mundo online permite a pesquisa, bem como a propagação da informação através das redes sociais.

A popularização dos sites de busca como Google, Bing e Yahoo ou portais imobiliários que concentram grande número de imoveis e imobiliárias permitem que o usuário faça sua busca na comodidade de sua casa ou sem sair de seu escritório, podendo navegar, pesquisar e até mesmo efetuar um levantamento da região  ou agendar uma visita ao imóvel desejado.

Por exemplo, um usuário situado na cidade de  Vila Velha – ES que precisa alugar ou comprar um imóvel em Curitiba  ao pesquisar em um buscador como o Google  por  ‘comprar imoveis curitiba‘, obterá como resultado portais especializados que reúne em seu banco de dados as principais imobiliárias de Curitiba e seus imovéis. Através de integrações com vários outros aplicativos e sistemas digitais, que os portais disponibilizam, esse usuário poderá fazer consulta da região onde está localizado o imóvel, visualizar fotos e videos e disparar uma solicitação de contato, que muitas vezes pode ser feita online direto com o corretor.

Outra grande vantagem do uso da internet é o efeito da viralização: o velho e bom boca-a-boca que hoje é “mouse-to-mouse” através de “likes”, recomendações por e-mail, fóruns, “twittadas”, chat´s e comunidade. Isso permite ao corretor a possibilidade de trabalhar a fidelização de seus potenciais cliente junto  a sua marca ou seu nome, através de um relacionamento continuo seja através de um serviço de email marketing ou através das redes sociais.

O dinamismo e confiabilidade dos buscadores, bem como dos portais especializados, aliado ao poder de propagação e divulgação que as redes sociais como Facebook, Twitter e Google Plus permitem, tem levado corretores e imobiliárias a investirem cada vez mais em suas estratégias de marketing digital, levando relevância ao consumidor e obtendo melhores resultados em suas ações.

Fonte: Fórum Imobiliário




terça-feira, 17 de junho de 2014

Qual é o segredo para o sucesso no setor imobiliário ?

Desesperado com a falência da imobiliária própria, um corretor de 69 anos passou a “apelar” nos anúncios despertando a curiosidade das pessoas. Ele cria frases sobre o imóvel brincando com sogras, argentinos entre outros. Além disso, conta histórias e piadas usando a características dos prédios. A partir da primeira placa humorada, as vendas subiram 40%, fato fundamental para a sobrevivência do negócio.

As placas ficam localizadas em frente da imobiliária, localizada na praia de São Vicente, litoral de São Paulo, confira o texto de um dos anúncios: “Esse sobrado é bom pelo seguinte: caso você quebre o pau com a sua esposa ou sogra, você desce rapidinho e vai dormir nas duas garagens que o apartamento tem direito! O mais importante nisso é que você vai ficar longe da sua sogra! Que maldade gente! Eu faria ao contrário. Mandaria a sogra para a garagem! Ufa!”

O mundo não vive só de brincadeira, no local da piada o proprietário destaca informações do apartamento e o preço. O site da imobiliária também apresenta as mesmas brincadeiras. Algumas pessoas fazem questão de passar na frente do estabelecimento para visualizar as mensagens. Parte da população identifica o idoso como o “corretor poeta”.

Identificado por Agemiro Durante Filho, o homem trabalha no setor imobiliário há 40 anos. Desde 2008, o negócio não estava muito produtivo, mas a partir das frases, o movimento voltou a subir. O corretor poeta também faz mensagens de acordo com a época do ano, tudo para emocionar as pessoas.

Os gastos com publicidade também diminuíram com esse modelo de venda. “Não tenho mais motivos para anunciar num jornal”, descreve. Quem deseja vender um imóvel procura a imobiliária para anunciar. As pessoas querem as frases do poeta corretor para divulgar os empreendimentos.

Esse caso, assim como a história do corretor da madrugada, é um exemplo prático de como a criatividade e a flexibilidade podem ajudar a vender com mais tranquilidade. Deixe um tempo do seu dia para você refletir sobre a sua atuação como corretor. Se não estiver satisfeito com os resultados, procure ações diferenciadas como essa. A criatividade está dentro de todos, basta apenas ser desenvolvida.

Fonte: Portais Imobiliários




Como você se comunica com seu cliente ?

Captação de clientes, entrevista, seleção de imóveis, visita e negociação. Para que todos estes passos ocorram no decorrer da negociação de imóveis, é necessário que exista uma comunicação eficiente entre o corretor de imóveis e seu cliente.  O corretor deve estar atento e de prontidão para receber e solucionar  o pedido do cliente. Evite transtornos com o seu cliente, tanto em um e-mail solicitando mais informações sobre o imóvel como em uma ligação para desmarcar as visitas do dia. Veja o que é essencial para manter uma comunicação de qualidade com o seu cliente:

Disponibilidade para atender ao telefone. Procure estar disponível para atender às ligações no horário comercial. Caso receba uma ligação e esteja impossibilitado de atender, retorne assim que possível. Estas atitudes demonstram seu interesse no atendimento ao cliente e preocupação em deixá-lo satisfeito.

Cuide os erros ortográficos na hora de enviar seus e-mails. Na hora de enviar ou responder os e-mails aos clientes tome cuidado com os erros ortográficos. Além disso, fique atento  para não escrever todo o texto em letra maiúscula (Caps Lock ) pois remete ao leitor que você está brabo, impaciente e/ou gritando ao escrever o texto. O cliente quando lê o e-mail pode interpretar de maneira errada, então procure ser sucinto na hora de escrever seus e-mails.

Interação em redes sociais. Se você optou por ter perfil nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc), procure mantê-las atualizadas. Caso um cliente solicite informações ou atendimento por estes canais seja ágil na hora de dar o retorno.

Formulários através do site. Assim como é importante ter agilidade na resposta dos e-mails,  os formulários de perguntas do seu site imobiliário também merecem atenção especial.  Caso haja demora na resposta, as pessoas tendem a não retornar ao seu site.

O sucesso na carreira de corretor de imóveis depende do seu empenho e dedicação no dia-a-dia profissional. Quanto mais interesse você demonstra ao seu cliente, melhor a interação entre as partes e mais fácil posteriormente se torna a negociação. Por isso, não negligencie as ligações, e-mails e conversas com o seu cliente, preste a atenção para estas dicas e seu sucesso estará garantido. Ligações perdidas, e-mails confusos e dúvidas pendentes são o campo minado perfeito para arruinar a sua negociação, fique atento para não cometer esse erro e ser um corretor de sucesso.

Fonte: Blog Imobex