terça-feira, 17 de junho de 2014

Como usar o Facebook para vender mais imóveis

O Brasil possui 54 milhões de pessoas cadastradas no Facebook. O número representa um quarto da população. Levando em conta esses dados, a corretora de imóveis paulistana, Monique D. Tonini, decidiu utilizar a rede social como ferramenta para as vendas, os resultados foram surpreendentes.

Antes de abordar o caso da corretora, vale lembrar que 90% das buscas por imóveis começam pela internet. Esse dado demonstra a força on-line do mercado imobiliário e justifica o interesse nas redes sociais. A pesquisa foi realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi).

Com o intuito de divulgar as ofertas de imóveis em São Paulo, a corretora Monique criou a fanpage (página destinada a empresas ou marcas) “Casas Bacanas”. Até então, nenhuma novidade, porém, o nome da página já demonstra um conteúdo diferenciado. Geralmente, corretores e imobiliárias colocam o nome da empresa como título no Facebook. Qual é o título mais atrativo para os clientes: “Imobiliária São Paulo” ou “Casas Bacanas”? A resposta é lógica.

Além de um nome atraente, outro diferencial é o estilo dos anúncios. O cliente quer saber muito mais do que o metro quadrado ou o número de quartos, quer se sentir no local, saber detalhes inusitados. O texto de um anúncio de um apartamento começa assim: “Uau…que vista! Esta é a primeira sensação ao entrar neste apartamento de 170 metros. Sala, cozinha e biblioteca totalmente integradas. Os elementos são de muito bom gosto, as cores quentes na decoração e nos revestimentos dão uma gostosa sensação de aconchego”.

As fotos também são um diferencial, a corretora busca imagens de lugares diferenciados, como uma janela grande, uma vista deslumbrante, entre outros destaques da arquitetura. “Muitos imóveis são mal divulgados, com imagens nada atraentes. Resolvi criar anúncios em que eu aproximo de forma mais envolvente o futuro comprador ou inquilino”, relata Monique em entrevista ao Portal Terra.

A fanpage “Casas Bacanas” foi inaugurada em 2010 e conta com, aproximadamente, 22 mil seguidores. Possui anúncios de imóveis nos seguintes bairros de São Paulo: Higienópolis, Santa Cecília, Centro, Jardins, Pinheiros, Vila Madalena, Perdizes, Itaim, Vila Olímpia, Moema e Cidade Jardim. Além de faturar com o aumento nas vendas, a corretora de imóveis também passou a faturar com a divulgação dos empreendimentos.

Por tratar-se de um tema relativamente novo, não existe uma receita pronta de como os corretores de imóveis devem usar o Facebook, no entanto, os casos de sucesso devem servir de exemplo para futuras tentativas.

Fonte: Portais Imobiliários




segunda-feira, 16 de junho de 2014

O conformismo pode ser o pior inimigo do corretor de imóveis

De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, conformismo é “a arte de se acomodar, não reagir e aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas”. Essa armadilha da mente pode aprisionar qualquer pessoa, destruindo sua carreira profissional ou até mesmo sua vida social. Um sintoma do conformismo é a capacidade de arrumar desculpas para justificar os erros.

No ramo imobiliário, muitos corretores de imóveis usam inúmeras desculpas que os bloqueiam na sua capacidade de vender, por exemplo, “durante as férias ninguém compra”; “final do mês é duro, o povo precisa receber”; “quem quer comprar um imóvel no carnaval”, “a economia está desfavorável” entre outras teorias usadas para convencer que o fracasso não é culpa do vendedor.

Em geral, a abordagem dos corretores do imóveis no pós fracasso precisa ser diferente. Achar explicações não resolvem o problema, é preciso uma auto analise sobre a atuação e avaliar onde errou, visando aprimorar os procedimentos e adquirir melhores desempenhos. A sorte está do lado de quem visualiza os defeitos e trabalha na correção. Termos do tipo “fulano de tal teve sorte” também é uma espécie de conformismo. Você faz sua própria sorte.

A confiança também é fundamental para um corretor. A insegurança é um grande vilão da venda, ou você compraria uma casa com inúmeras dúvidas na cabeça? O corretor precisa desfazer essas questões e tirar as interrogações dos clientes. Nesse padrão, o achismo deve ser excluído do vocabulário. Não fruste a expectativa do cliente, seja exato, passe informações com firmeza, um corretor não acha nada!

Se você utiliza desculpas como “não tenho tempo” ou “não gosto”, pare agora de fazer a atividade. O conformismo neste caso já chegou ao extremo. Vá fazer outra coisa, vender imóveis não é para você. Como um corretor não tem tempo para vender? Organização é fundamental, é preciso deixar um tempo livre na agenda para conhecer os imóveis, estudar as tendências e capacitar no relacionamento com o cliente. Já o termo não gosto é muito utilizado pelos vendedores que não vendem. Assim como um jornalista, um corretor de imóveis não deve expressar opinião, ele apenas passa as informações de acordo com o interesse do cliente. Um profissional não precisa gostar, precisa vender.

Com o crescimento do mercado de imóveis, os corretores estão cada vez mais valorizados, o que aumenta em muito a concorrência, porém, de acordo com o ditado, “para os profissionais não existe concorrência”. Então seja um profissional.

Trabalhe como é,  pare com as desculpas, caso contrário, o conformismo será o seu maior vilão.

Fonte: Fórum Imobiliário




Melhore o ambiente da sua imobiliária e deixe mais confortável para seus corretores

Com as oportunidades que o mercado imobiliário disponibiliza aos corretores de imóveis, muitos decidem por adquirir ou locar um escritório para instalar a sua imobiliária. Confira algumas dicas para tornar o ambiente confortável e ao mesmo tempo produtivo para seus colaboradores e clientes.

Localização. Na hora de escolher a localização do seu escritório procure locais de fácil acesso e próximo à estacionamento.

Temperatura ambiente. Há algumas décadas, parecia secundária a preocupação com a aquisição de ar condicionado, mas com as altas temperaturas do verão, o aparelho torna-se essencial. Lembre-se que a temperatura também é um fator de conforto no ambiente, e a profissão de corretor de imóveis exige muitas vezes  a utilização de terno em pleno verão.

Água e café. Mantenha sempre à disposição para os colaboradores e clientes estes itens. Nada como sempre ter café e chá “novinhos” no começo da manhã e no meio da tarde. Assim aumenta a disposição e ânimo dos profissionais e ainda agrada os seus clientes.

Cadeiras confortáveis e mesas adequadas. Imagine ficar 8h por dia em uma cadeira desconfortável? Na hora de adquirir o mobiliário da sua imobiliária, faça um levantamento de cadeiras confortáveis e mesas proporcionais. Procure orçamentos acessíveis. É importante lembrar que a produtividade está diretamente ligada ao conforto.

Limpeza e higiene. Poeira e instalações sujas tornam  insalubre o ambiente de trabalho e espantam os clientes. Ninguém se sente motivado para ir trabalhar em um escritório que tem um banheiro sujo ou mesas empoeiradas. Se possível contrate uma pessoa responsável para manter sempre limpa e em ordem as instalações da sua imobiliária.

Na hora de “montar” a sua imobiliária pense em escritórios que você já visitou ou trabalhou e sentiu-se confortável. Inspire-se nestes ambientes. Um investimento  monetário extra em detalhes importantes,como cadeiras e limpeza, certamente auxilia no aumento da produtividade da sua equipe de vendas. É importante, além disto, humanizar a empresa, tornando os colaboradores próximos e valorizados.

Fonte: Blog Imobex




quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa do Mundo, corra que ainda dá Tempo de Ganhar Dinheiro

Copa começa agora, mas não parece... Vivo em uma das sedes da Copa e nenhum corretor ou imobiliária amiga se mostrou interessada na oportunidade. Até porque, nem parece que vai ter Copa, parece que o país está de luto, por tanta corrupção e falta de respeito dos políticos, porém, vai ter copa sim! Foram vendidos três milhões de ingressos que onze milhões de pessoas tentaram comprar. Os gringos já estão desembarcando no país e vários, ainda têm uma série de dúvidas e questões quanto a hospedagem. Os hotéis estão cobrando um valor absurdo e alguns corajosos sequer arrumaram lugar para ficar, posso dizer que isso é possível, porque eu já viajei sem lugar para ficar e me resolvi no embarque. Então, vamos esquecer os problemas óbvios do Brasil e vamos ver o copo cheio da Copa do Mundo. Porque digo isso? Porque na semana passada um amigo me contou que alugou por dia a sua quitinete pelo mesmo valor que ele paga o aluguel por mês. Ou seja, ganhou no período da Copa, o que ele gasta em quase dois anos de aluguel! Olha só a oportunidade que estamos desperdiçando! Sei que cidades mais populares como o Rio de Janeiro, este clima de Copa já invadiu o cenário há muito tempo e que já tem o costume de alugar por temporada, porém, e as outras cidades sedes? E as cidades que não são tão populares com os turistas? Será que o corretor já pensou nisso? Pode até parecer fácil, mas não é, por isso vamos ao que interessa, afinal, quais são as oportunidades?

- Primeiro passo: Tire fotos dos imóveis que ainda não tem foto e veja quais estão mobiliados. E faça uma conta rápida se o valor do aluguel na temporada compensa mobiliar. Tenho alguns imóveis que não valiam a pena :/

- Segundo passo: Ofereça para os seus clientes uma renda extra, agora pegue os imóveis desocupados na sua carteira de aluguel e alugue por temporada, por dia. 

- Terceiro passo: E por último e não mais importante, o marketing! Vários sites famosos como o AirBNB (www.airbnb.com) alugam quartos residenciais, ou seja, você pode alugar quartos para os estrangeiros usando esta plataforma que já é famosa no exterior.

Um detalhe importante, o país vai parar nesta Copa, serão vários feriados e aposto que nenhum cliente está interessado em comprar um imóvel neste momento. E aí? Como fica? Você tem aproveitar a oportunidade que sobrou para gerar dinheiro neste mês! Agora vamos para os detalhes, as partes mais difíceis para alugar o imóvel! Para alugar estes imóveis em tempo recorde, você vai precisar saber os atalhos... Para os mais preparados, que já tem cadastro ativo no AirBNB, podem colocar toda carteira lá dentro, só isso será suficiente para atingir o seu público alvo, pois este é o site mais popular do mundo para aluguel por temporada, então corra! Agora, quais são as outras oportunidades para quem não tem mais tempo hábil para se cadastrar no AirBNB? Existem outros sites interessantes que você pode oferecer a sua carteira! Use os portais pagos e populares como o Viva Real, e sites gratuitos como o OLX, Bom Negócio e tantos outros, todos eles tem uma grande relevância no Google e o seu anúncio será facilmente encontrado. Faça anúncios em inglês, use o Google Tradutor para isso, que vão surgir oportunidades. Faça também placas ou flyers na porta dos estádios ou na região hoteleira, porque vários turistas podem desistir de ficar ou continuar no hotel para ter acesso a sua oportunidade! Agora corra, não perca tempo! Pare de ler este post e vá aproveitar a Copa!

Fonte: Publicidade Imobiliária




Estacionamentos ficam mais caros devido a valorização dos imóveis

Os motoristas sentem no bolso o efeito da valorização dos imóveis nos centros urbanos do Brasil. Quem estaciona o veículo em uma dessas regiões, paga cada vez mais. Geralmente, os imóveis dos estacionamentos são locados. O aumento do valor do metro quadrado reflete nos alugueis e, consequentemente, nos estacionamentos.

Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, nas regiões metropolitanas o aumento médio dos estacionamentos foi de 9,33%, valor superior a inflação do mesmo período, 5,78%. Nas capitais, o salto foi maior em Belo Horizonte (12,58%) e em São Paulo (10,88%).

Quem trabalha no setor afirma que “O aluguel é muito representativo no orçamento deste tipo de negócio, e não existe outra atividade que pague tanto em locação quanto os estacionamentos”, declara o diretor da Multipark, Sérgio Morad, em entrevista ao portal Terra.

Sobre o futuro dos estacionamentos, com a valorização imobiliária vale mais a penas construir no terreno. As empresas estão migrando para os estacionamentos em prédios comerciais. A tendência é que os terrenos sejam cada vez menos usados para essa finalidade.

A população busca outra saídas para não deixar os veículos nesses locais. Em Curitiba, existe o Estacionamento Regulamento (Estar), o sistema garante a rotatividade de veículos nos estacionamentos públicos do centro da cidade. O Estar impede que um mesmo carro ocupe uma vaga o dia inteiro, sob pena de multa. Isso faz com que o número de veículos beneficiados seja maior, diminuindo (um pouco) a procura pelos estacionamentos privados.

De fato, ninguém sai de casa para ir em um estacionamento, mas sim em função do trabalho, do estudo, do comércio, entre outros. Quem vai nesses locais precisa estacionar, por isso, sempre existirá uma grande procura por esse serviço.

Fonte: Fórum Imobiliário




Vendendo um imóvel na planta

Você sabe vender um imóvel na planta? Muitas vezes, a imobiliária fornece para o corretor uma maquete do condomínio e de um dos imóveis à venda, isso facilita a demonstração para o cliente. Mas e se por acaso você não disponibiliza desse recurso e precisa fornecer os dados apenas com a planta em mãos? Por esse motivo, é importante que um corretor de imóveis saiba interpretar esse documento.

Afinal, mas o que é uma planta? Trata-se do desenho da construção, representado por um corte horizontal à altura média de 1,5 metros, mostrando cômodos, abertura de portas, janelas e sanitários. É um dos documentos mais importantes para quem deseja comprar um imóvel. Pela planta, é possível identificar todos os detalhes da construção, ou seja, o cliente sabe exatamente o que está comprando, além disso, com as informações presentes no documento, uma futura reforma fica facilitada.

A planta indica a metragem de cada cômodo, pode ser importante para o cliente saber o real tamanho de cada espaço. Há vários tipos de plantas, cada uma com finalidade específica, conheça as principais:

Anteprojeto: esboço inicial de uma construção.

Layout: indica como a casa ficará, interessante para o corretor mostrar ao cliente.

Projeto básico: é o primeiro documento a ser levado ao poder público para aprovação, já contém a maior parte das informações sobre o imóvel. O cliente que viu o layout ficará mais seguro com esse documento, que comprova a autorização da obra.

Projeto executivo/construtivo: super detalhado, composto por todos os documentos do projeto.

As built: “como construído”: é a finalização do projeto, além do projeto executivo, consta nesse documento todas as alterações necessárias durante a obra. Também é aconselhável, se possível mostrar ao cliente, assim ele fica informado sobre todas as mudanças e evita surpresas no futuro.

A planta é produzida por um engenheiro e/ou um arquiteto, também deve explicitar as instalações elétricas, hidráulica, aquecimento, cabeamentos de telefone, internet, TV e paisagismo. O objetivo é compatibilizar todos esses fatores para que o imóvel tenha harmonia, com o menor custo para o morador.

Fonte: Portais Imobiliários




quarta-feira, 11 de junho de 2014

Captar é tão importante quanto vender imóveis

Afinal, da onde surgem os imóveis para o corretor vender? Sim, as imobiliárias indicam boa parcela, porém, o profissional também deve buscar oportunidades. Todo o conhecimento, experiência, persuasão serão necessários mais uma vez, porém, com outra finalidade. Além de vender um imóvel, o corretor precisa convencer o proprietário de que é o profissional capacitado para realizar a venda.

O corretor não tem um estoque de imóveis para colocar no mercado assim que as vendas aconteçam. Por isso, a captação é tão importante. Quanto maior o banco de dados, mais opções o corretor terá para oferecer. Um profissional do setor imobiliário sem imóveis para negociar é considerado um trabalhador desempregado.

Para ser um bom captador o corretor deve conquistar a confiança do cliente, é o princípio da fidelização tão útil na concretização da venda. Nesse sentido não existe nada melhor do que boas amizades. Que tal fazer uma parceria com um porteiro, o garçom de um bar, enfim, trabalhadores com contato direto entre a população. Quem quer vender um imóvel geralmente comenta algo com os amigos e, essas pessoas podem lhe ajudar a se tornar uma referência em soluções imobiliárias.

Ao conseguir uma oportunidade de captação, explique ao proprietário a importância da exclusividade. Muitos pensam que colocar um imóvel a venda para vários corretores torna o processo mais rápido, porém, isso pode trazer problemas legais ao próprio proprietário. Os órgãos reguladores da profissão defendem a venda de forma exclusiva.

Como regra geral, o corretor deve estar atento ao mercado. É preciso se antecipar e prever oportunidades de novos empreendimentos, estudar o mercado para ter argumentos sustentáveis para apresentar um planejamento de divulgação, capaz de convencer o proprietário de que você é a melhor opção.

Se você captou um imóvel, faça um acordo com a imobiliária para que outros profissionais te ajudem na venda. Lembre-se de pedir uma parte da comissão, assim mesmo que você não tenha efetuado a venda, recebe uma parcela da comissão. É mais uma fonte de recursos dentro da mesma profissão.

Fonte: Portais Imobiliários