quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa do Mundo, corra que ainda dá Tempo de Ganhar Dinheiro

Copa começa agora, mas não parece... Vivo em uma das sedes da Copa e nenhum corretor ou imobiliária amiga se mostrou interessada na oportunidade. Até porque, nem parece que vai ter Copa, parece que o país está de luto, por tanta corrupção e falta de respeito dos políticos, porém, vai ter copa sim! Foram vendidos três milhões de ingressos que onze milhões de pessoas tentaram comprar. Os gringos já estão desembarcando no país e vários, ainda têm uma série de dúvidas e questões quanto a hospedagem. Os hotéis estão cobrando um valor absurdo e alguns corajosos sequer arrumaram lugar para ficar, posso dizer que isso é possível, porque eu já viajei sem lugar para ficar e me resolvi no embarque. Então, vamos esquecer os problemas óbvios do Brasil e vamos ver o copo cheio da Copa do Mundo. Porque digo isso? Porque na semana passada um amigo me contou que alugou por dia a sua quitinete pelo mesmo valor que ele paga o aluguel por mês. Ou seja, ganhou no período da Copa, o que ele gasta em quase dois anos de aluguel! Olha só a oportunidade que estamos desperdiçando! Sei que cidades mais populares como o Rio de Janeiro, este clima de Copa já invadiu o cenário há muito tempo e que já tem o costume de alugar por temporada, porém, e as outras cidades sedes? E as cidades que não são tão populares com os turistas? Será que o corretor já pensou nisso? Pode até parecer fácil, mas não é, por isso vamos ao que interessa, afinal, quais são as oportunidades?

- Primeiro passo: Tire fotos dos imóveis que ainda não tem foto e veja quais estão mobiliados. E faça uma conta rápida se o valor do aluguel na temporada compensa mobiliar. Tenho alguns imóveis que não valiam a pena :/

- Segundo passo: Ofereça para os seus clientes uma renda extra, agora pegue os imóveis desocupados na sua carteira de aluguel e alugue por temporada, por dia. 

- Terceiro passo: E por último e não mais importante, o marketing! Vários sites famosos como o AirBNB (www.airbnb.com) alugam quartos residenciais, ou seja, você pode alugar quartos para os estrangeiros usando esta plataforma que já é famosa no exterior.

Um detalhe importante, o país vai parar nesta Copa, serão vários feriados e aposto que nenhum cliente está interessado em comprar um imóvel neste momento. E aí? Como fica? Você tem aproveitar a oportunidade que sobrou para gerar dinheiro neste mês! Agora vamos para os detalhes, as partes mais difíceis para alugar o imóvel! Para alugar estes imóveis em tempo recorde, você vai precisar saber os atalhos... Para os mais preparados, que já tem cadastro ativo no AirBNB, podem colocar toda carteira lá dentro, só isso será suficiente para atingir o seu público alvo, pois este é o site mais popular do mundo para aluguel por temporada, então corra! Agora, quais são as outras oportunidades para quem não tem mais tempo hábil para se cadastrar no AirBNB? Existem outros sites interessantes que você pode oferecer a sua carteira! Use os portais pagos e populares como o Viva Real, e sites gratuitos como o OLX, Bom Negócio e tantos outros, todos eles tem uma grande relevância no Google e o seu anúncio será facilmente encontrado. Faça anúncios em inglês, use o Google Tradutor para isso, que vão surgir oportunidades. Faça também placas ou flyers na porta dos estádios ou na região hoteleira, porque vários turistas podem desistir de ficar ou continuar no hotel para ter acesso a sua oportunidade! Agora corra, não perca tempo! Pare de ler este post e vá aproveitar a Copa!

Fonte: Publicidade Imobiliária




Estacionamentos ficam mais caros devido a valorização dos imóveis

Os motoristas sentem no bolso o efeito da valorização dos imóveis nos centros urbanos do Brasil. Quem estaciona o veículo em uma dessas regiões, paga cada vez mais. Geralmente, os imóveis dos estacionamentos são locados. O aumento do valor do metro quadrado reflete nos alugueis e, consequentemente, nos estacionamentos.

Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, nas regiões metropolitanas o aumento médio dos estacionamentos foi de 9,33%, valor superior a inflação do mesmo período, 5,78%. Nas capitais, o salto foi maior em Belo Horizonte (12,58%) e em São Paulo (10,88%).

Quem trabalha no setor afirma que “O aluguel é muito representativo no orçamento deste tipo de negócio, e não existe outra atividade que pague tanto em locação quanto os estacionamentos”, declara o diretor da Multipark, Sérgio Morad, em entrevista ao portal Terra.

Sobre o futuro dos estacionamentos, com a valorização imobiliária vale mais a penas construir no terreno. As empresas estão migrando para os estacionamentos em prédios comerciais. A tendência é que os terrenos sejam cada vez menos usados para essa finalidade.

A população busca outra saídas para não deixar os veículos nesses locais. Em Curitiba, existe o Estacionamento Regulamento (Estar), o sistema garante a rotatividade de veículos nos estacionamentos públicos do centro da cidade. O Estar impede que um mesmo carro ocupe uma vaga o dia inteiro, sob pena de multa. Isso faz com que o número de veículos beneficiados seja maior, diminuindo (um pouco) a procura pelos estacionamentos privados.

De fato, ninguém sai de casa para ir em um estacionamento, mas sim em função do trabalho, do estudo, do comércio, entre outros. Quem vai nesses locais precisa estacionar, por isso, sempre existirá uma grande procura por esse serviço.

Fonte: Fórum Imobiliário




Vendendo um imóvel na planta

Você sabe vender um imóvel na planta? Muitas vezes, a imobiliária fornece para o corretor uma maquete do condomínio e de um dos imóveis à venda, isso facilita a demonstração para o cliente. Mas e se por acaso você não disponibiliza desse recurso e precisa fornecer os dados apenas com a planta em mãos? Por esse motivo, é importante que um corretor de imóveis saiba interpretar esse documento.

Afinal, mas o que é uma planta? Trata-se do desenho da construção, representado por um corte horizontal à altura média de 1,5 metros, mostrando cômodos, abertura de portas, janelas e sanitários. É um dos documentos mais importantes para quem deseja comprar um imóvel. Pela planta, é possível identificar todos os detalhes da construção, ou seja, o cliente sabe exatamente o que está comprando, além disso, com as informações presentes no documento, uma futura reforma fica facilitada.

A planta indica a metragem de cada cômodo, pode ser importante para o cliente saber o real tamanho de cada espaço. Há vários tipos de plantas, cada uma com finalidade específica, conheça as principais:

Anteprojeto: esboço inicial de uma construção.

Layout: indica como a casa ficará, interessante para o corretor mostrar ao cliente.

Projeto básico: é o primeiro documento a ser levado ao poder público para aprovação, já contém a maior parte das informações sobre o imóvel. O cliente que viu o layout ficará mais seguro com esse documento, que comprova a autorização da obra.

Projeto executivo/construtivo: super detalhado, composto por todos os documentos do projeto.

As built: “como construído”: é a finalização do projeto, além do projeto executivo, consta nesse documento todas as alterações necessárias durante a obra. Também é aconselhável, se possível mostrar ao cliente, assim ele fica informado sobre todas as mudanças e evita surpresas no futuro.

A planta é produzida por um engenheiro e/ou um arquiteto, também deve explicitar as instalações elétricas, hidráulica, aquecimento, cabeamentos de telefone, internet, TV e paisagismo. O objetivo é compatibilizar todos esses fatores para que o imóvel tenha harmonia, com o menor custo para o morador.

Fonte: Portais Imobiliários




quarta-feira, 11 de junho de 2014

Captar é tão importante quanto vender imóveis

Afinal, da onde surgem os imóveis para o corretor vender? Sim, as imobiliárias indicam boa parcela, porém, o profissional também deve buscar oportunidades. Todo o conhecimento, experiência, persuasão serão necessários mais uma vez, porém, com outra finalidade. Além de vender um imóvel, o corretor precisa convencer o proprietário de que é o profissional capacitado para realizar a venda.

O corretor não tem um estoque de imóveis para colocar no mercado assim que as vendas aconteçam. Por isso, a captação é tão importante. Quanto maior o banco de dados, mais opções o corretor terá para oferecer. Um profissional do setor imobiliário sem imóveis para negociar é considerado um trabalhador desempregado.

Para ser um bom captador o corretor deve conquistar a confiança do cliente, é o princípio da fidelização tão útil na concretização da venda. Nesse sentido não existe nada melhor do que boas amizades. Que tal fazer uma parceria com um porteiro, o garçom de um bar, enfim, trabalhadores com contato direto entre a população. Quem quer vender um imóvel geralmente comenta algo com os amigos e, essas pessoas podem lhe ajudar a se tornar uma referência em soluções imobiliárias.

Ao conseguir uma oportunidade de captação, explique ao proprietário a importância da exclusividade. Muitos pensam que colocar um imóvel a venda para vários corretores torna o processo mais rápido, porém, isso pode trazer problemas legais ao próprio proprietário. Os órgãos reguladores da profissão defendem a venda de forma exclusiva.

Como regra geral, o corretor deve estar atento ao mercado. É preciso se antecipar e prever oportunidades de novos empreendimentos, estudar o mercado para ter argumentos sustentáveis para apresentar um planejamento de divulgação, capaz de convencer o proprietário de que você é a melhor opção.

Se você captou um imóvel, faça um acordo com a imobiliária para que outros profissionais te ajudem na venda. Lembre-se de pedir uma parte da comissão, assim mesmo que você não tenha efetuado a venda, recebe uma parcela da comissão. É mais uma fonte de recursos dentro da mesma profissão.

Fonte: Portais Imobiliários




Corretor de Imóveis: Como alavancar sua carreira com a força do pensamento

Conheça o que é padrão mental positivo e como utilizá-lo para aumentar a sua motivação, alavancando assim a sua carreira profissional de corretor de imóveis.

Quem nunca se deparou com um problema ou uma situação desagradável e pensou coisas negativas a respeito, por exemplo: “Por que isso está acontecendo comigo?”./ “Agora vai dar tudo errado”./  “Perdi a venda, sou um fracassado”. Frases que às vezes surgem naturalmente em nossos pensamentos, mas que possuem um sentimento e/ou significado destrutivo e desanimador.

Frases negativas, como: “Agora vai dar tudo errado./“Eu vi que isso iria acontecer”, quando verbalizadas ou pensadas com frequência, tornam-se um padrão mental negativo na vida e na carreira profissional. Você acaba acostumando-se a mentalizar coisas negativas, e com isso tende a reclamar das situações, sem nem mesmo pensar no lado positivo que toda a situação difícil tem a ensiná-lo.

Para interromper estas ações destrutivas, foi desenvolvida uma metodologia chamada Programação Neurolinguística (PNL), onde os padrões negativo são interrompidos com frases positivas, mentalizadas ou até mesmo verbalizadas repetidamente, até que você se adapte a cultivar sentimentos bons.

No dia a dia do corretor de imóveis é muito comum deparar-se com a situação do cliente passar uma proposta e o proprietário não aceitar. Ao invés de culpar-se, mentalize: “Sou esforçado”. / “Foi uma experiência legal e certamente na minha próxima negociação terei sucesso”. Pode parecer besteira, mas quando este exercício é praticado, evita que você sinta desânimo e desmotivação, proporcionando-lhe o impulso necessário para começar um novo dia de trabalho com muito mais disposição e alegria.

Fonte: Blog Imobex




terça-feira, 10 de junho de 2014

Contrato de gaveta só em último caso

O termo “contrato de gaveta” refere-se à ação de financiar um imóvel e renegociá-lo com outra pessoa sem que as parcelas do financiamento tenham sido quitadas. Essa prática não é aconselhada pelos advogados, porém, tornou-se comum nas últimas décadas.

Em março de 1990 uma lei foi criada com a finalidade de restringir a transferência de imóveis financiados. Após a lei, a mudança de proprietário eleva em 20% o valor das prestações. Para a negociação ter validade, o segundo comprador precisa ter o crédito aprovado pelo banco.

Sendo assim, para não pagar o aumento das parcelas, muitas pessoas não registram o refinanciamento em cartório. O acordo é realizado informalmente e sem legitimidade legal. Comprar ou vender um imóvel nessas condições pode gerar prejuízos para todos os envolvidos.

Vale lembrar que se o comprador não honrar as parcelas, o banco irá cobrar a dívida do vendedor, até então responsável legal pelo financiamento. Em contrapartida, o comprador está pagando por algo que está em nome de outra pessoa. Se o vendedor sumir ou desistir do negócio, o comprador perde tudo.

Existem situações extremas que demonstram a complexidade de um contrato de gaveta. Por exemplo, o vendedor possui outras dívidas e a casa está penhorada. O imóvel é leiloado e o comprador perde todo o dinheiro investido. Outra complicação acontece quando um dos envolvidos entra em óbito e a família não tinha conhecimento do negócio. O comprador morre e a dívida é cobrada do vendedor.

Vale lembrar que quem transfere um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação encontra dificuldades na hora de fazer outro financiamento. A taxa de juros será mais alta e o empréstimo pode até ser negado. Além disso, nos contratos de gaveta, se o vendedor possui outro imóvel, o comprador não poderá utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Para evitar problemas, o contrato de gaveta deve ser assinado na presença de um advogado e registrado em cartório. Uma investigação da ficha do vendedor e do imóvel adquirido também é fundamental. Mesmo assim, esse tipo de negócio só deve ser realizado com pessoas de confiança, se o indivíduo for desconhecido, pule fora enquanto é tempo.

Fonte: Portais Imobiliários




Como o corretor de imóveis pode inovar no mercado imobiliário

Em tempos de incertezas onde especialista e formadores de opinião discutem sobre a existência ou não de uma bolha no mercado imobiliário brasileiro, o que você tem feito para inovar em seu cotidiano profissional e aumentar suas vendas? Hoje o mercado imobiliário oferece oportunidades para todos os corretores de imóveis. Porém, a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo depende diretamente da inovação e desenvoltura de cada profissional. Confira algumas dicas para destacar-se perante a concorrência e aumentar o número de prospecções de clientes por mês.

Concorrência: Estude o que os seus concorrentes estão fazendo de diferente para atrair clientes e destacarem-se no mercado. Identifique os erros/falhas e negociações de sucesso deles. Escolha de três a seis corretores de imóveis e/ou imobiliárias que você considera concorrentes  e acompanhe o desempenho de cada um durante o mês.

Divulgue seus imóveis na internet: Utilize as inovações tecnológicas para inovar também no seu negócio. A internet é com certeza uma grande aliada neste quesito. Crie um site imobiliário e disponibilize seus imóveis na internet para seus cliente. Além disso integre seu site aos principais portais imobiliários da sua cidade, aumentando suas chances de negociações.

Desenvolva novas técnicas: Não fique sentado no plantão de vendas ou na imobiliária esperando os clientes chegarem. Inove e pense estratégias para atrair possíveis compradores dos seus imóveis. Divulgue seus imóveis nos principais portais imobiliários, promova coquetel de lançamento para os empreendimentos que você está comercializando e participe ativamente das ações que o mercado imobiliário realiza (feiras, palestras e reuniões com incorporadoras).

O corretor de imóveis que está preparado para inovar no seu dia-a-dia e no atendimento ao cliente, tem maiores chances de sucesso em novas negociações. É necessário espelhar-se em cases de sucesso do mercado imobiliário, fazer melhor que a concorrência  e aprender com os os erros. O importante mesmo é estar sempre inovando.

Fonte: Blog Imobex