quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vendendo um imóvel na planta

Você sabe vender um imóvel na planta? Muitas vezes, a imobiliária fornece para o corretor uma maquete do condomínio e de um dos imóveis à venda, isso facilita a demonstração para o cliente. Mas e se por acaso você não disponibiliza desse recurso e precisa fornecer os dados apenas com a planta em mãos? Por esse motivo, é importante que um corretor de imóveis saiba interpretar esse documento.

Afinal, mas o que é uma planta? Trata-se do desenho da construção, representado por um corte horizontal à altura média de 1,5 metros, mostrando cômodos, abertura de portas, janelas e sanitários. É um dos documentos mais importantes para quem deseja comprar um imóvel. Pela planta, é possível identificar todos os detalhes da construção, ou seja, o cliente sabe exatamente o que está comprando, além disso, com as informações presentes no documento, uma futura reforma fica facilitada.

A planta indica a metragem de cada cômodo, pode ser importante para o cliente saber o real tamanho de cada espaço. Há vários tipos de plantas, cada uma com finalidade específica, conheça as principais:

Anteprojeto: esboço inicial de uma construção.

Layout: indica como a casa ficará, interessante para o corretor mostrar ao cliente.

Projeto básico: é o primeiro documento a ser levado ao poder público para aprovação, já contém a maior parte das informações sobre o imóvel. O cliente que viu o layout ficará mais seguro com esse documento, que comprova a autorização da obra.

Projeto executivo/construtivo: super detalhado, composto por todos os documentos do projeto.

As built: “como construído”: é a finalização do projeto, além do projeto executivo, consta nesse documento todas as alterações necessárias durante a obra. Também é aconselhável, se possível mostrar ao cliente, assim ele fica informado sobre todas as mudanças e evita surpresas no futuro.

A planta é produzida por um engenheiro e/ou um arquiteto, também deve explicitar as instalações elétricas, hidráulica, aquecimento, cabeamentos de telefone, internet, TV e paisagismo. O objetivo é compatibilizar todos esses fatores para que o imóvel tenha harmonia, com o menor custo para o morador.

Fonte: Portais Imobiliários




quarta-feira, 11 de junho de 2014

Captar é tão importante quanto vender imóveis

Afinal, da onde surgem os imóveis para o corretor vender? Sim, as imobiliárias indicam boa parcela, porém, o profissional também deve buscar oportunidades. Todo o conhecimento, experiência, persuasão serão necessários mais uma vez, porém, com outra finalidade. Além de vender um imóvel, o corretor precisa convencer o proprietário de que é o profissional capacitado para realizar a venda.

O corretor não tem um estoque de imóveis para colocar no mercado assim que as vendas aconteçam. Por isso, a captação é tão importante. Quanto maior o banco de dados, mais opções o corretor terá para oferecer. Um profissional do setor imobiliário sem imóveis para negociar é considerado um trabalhador desempregado.

Para ser um bom captador o corretor deve conquistar a confiança do cliente, é o princípio da fidelização tão útil na concretização da venda. Nesse sentido não existe nada melhor do que boas amizades. Que tal fazer uma parceria com um porteiro, o garçom de um bar, enfim, trabalhadores com contato direto entre a população. Quem quer vender um imóvel geralmente comenta algo com os amigos e, essas pessoas podem lhe ajudar a se tornar uma referência em soluções imobiliárias.

Ao conseguir uma oportunidade de captação, explique ao proprietário a importância da exclusividade. Muitos pensam que colocar um imóvel a venda para vários corretores torna o processo mais rápido, porém, isso pode trazer problemas legais ao próprio proprietário. Os órgãos reguladores da profissão defendem a venda de forma exclusiva.

Como regra geral, o corretor deve estar atento ao mercado. É preciso se antecipar e prever oportunidades de novos empreendimentos, estudar o mercado para ter argumentos sustentáveis para apresentar um planejamento de divulgação, capaz de convencer o proprietário de que você é a melhor opção.

Se você captou um imóvel, faça um acordo com a imobiliária para que outros profissionais te ajudem na venda. Lembre-se de pedir uma parte da comissão, assim mesmo que você não tenha efetuado a venda, recebe uma parcela da comissão. É mais uma fonte de recursos dentro da mesma profissão.

Fonte: Portais Imobiliários




Corretor de Imóveis: Como alavancar sua carreira com a força do pensamento

Conheça o que é padrão mental positivo e como utilizá-lo para aumentar a sua motivação, alavancando assim a sua carreira profissional de corretor de imóveis.

Quem nunca se deparou com um problema ou uma situação desagradável e pensou coisas negativas a respeito, por exemplo: “Por que isso está acontecendo comigo?”./ “Agora vai dar tudo errado”./  “Perdi a venda, sou um fracassado”. Frases que às vezes surgem naturalmente em nossos pensamentos, mas que possuem um sentimento e/ou significado destrutivo e desanimador.

Frases negativas, como: “Agora vai dar tudo errado./“Eu vi que isso iria acontecer”, quando verbalizadas ou pensadas com frequência, tornam-se um padrão mental negativo na vida e na carreira profissional. Você acaba acostumando-se a mentalizar coisas negativas, e com isso tende a reclamar das situações, sem nem mesmo pensar no lado positivo que toda a situação difícil tem a ensiná-lo.

Para interromper estas ações destrutivas, foi desenvolvida uma metodologia chamada Programação Neurolinguística (PNL), onde os padrões negativo são interrompidos com frases positivas, mentalizadas ou até mesmo verbalizadas repetidamente, até que você se adapte a cultivar sentimentos bons.

No dia a dia do corretor de imóveis é muito comum deparar-se com a situação do cliente passar uma proposta e o proprietário não aceitar. Ao invés de culpar-se, mentalize: “Sou esforçado”. / “Foi uma experiência legal e certamente na minha próxima negociação terei sucesso”. Pode parecer besteira, mas quando este exercício é praticado, evita que você sinta desânimo e desmotivação, proporcionando-lhe o impulso necessário para começar um novo dia de trabalho com muito mais disposição e alegria.

Fonte: Blog Imobex




terça-feira, 10 de junho de 2014

Contrato de gaveta só em último caso

O termo “contrato de gaveta” refere-se à ação de financiar um imóvel e renegociá-lo com outra pessoa sem que as parcelas do financiamento tenham sido quitadas. Essa prática não é aconselhada pelos advogados, porém, tornou-se comum nas últimas décadas.

Em março de 1990 uma lei foi criada com a finalidade de restringir a transferência de imóveis financiados. Após a lei, a mudança de proprietário eleva em 20% o valor das prestações. Para a negociação ter validade, o segundo comprador precisa ter o crédito aprovado pelo banco.

Sendo assim, para não pagar o aumento das parcelas, muitas pessoas não registram o refinanciamento em cartório. O acordo é realizado informalmente e sem legitimidade legal. Comprar ou vender um imóvel nessas condições pode gerar prejuízos para todos os envolvidos.

Vale lembrar que se o comprador não honrar as parcelas, o banco irá cobrar a dívida do vendedor, até então responsável legal pelo financiamento. Em contrapartida, o comprador está pagando por algo que está em nome de outra pessoa. Se o vendedor sumir ou desistir do negócio, o comprador perde tudo.

Existem situações extremas que demonstram a complexidade de um contrato de gaveta. Por exemplo, o vendedor possui outras dívidas e a casa está penhorada. O imóvel é leiloado e o comprador perde todo o dinheiro investido. Outra complicação acontece quando um dos envolvidos entra em óbito e a família não tinha conhecimento do negócio. O comprador morre e a dívida é cobrada do vendedor.

Vale lembrar que quem transfere um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação encontra dificuldades na hora de fazer outro financiamento. A taxa de juros será mais alta e o empréstimo pode até ser negado. Além disso, nos contratos de gaveta, se o vendedor possui outro imóvel, o comprador não poderá utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Para evitar problemas, o contrato de gaveta deve ser assinado na presença de um advogado e registrado em cartório. Uma investigação da ficha do vendedor e do imóvel adquirido também é fundamental. Mesmo assim, esse tipo de negócio só deve ser realizado com pessoas de confiança, se o indivíduo for desconhecido, pule fora enquanto é tempo.

Fonte: Portais Imobiliários




Como o corretor de imóveis pode inovar no mercado imobiliário

Em tempos de incertezas onde especialista e formadores de opinião discutem sobre a existência ou não de uma bolha no mercado imobiliário brasileiro, o que você tem feito para inovar em seu cotidiano profissional e aumentar suas vendas? Hoje o mercado imobiliário oferece oportunidades para todos os corretores de imóveis. Porém, a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo depende diretamente da inovação e desenvoltura de cada profissional. Confira algumas dicas para destacar-se perante a concorrência e aumentar o número de prospecções de clientes por mês.

Concorrência: Estude o que os seus concorrentes estão fazendo de diferente para atrair clientes e destacarem-se no mercado. Identifique os erros/falhas e negociações de sucesso deles. Escolha de três a seis corretores de imóveis e/ou imobiliárias que você considera concorrentes  e acompanhe o desempenho de cada um durante o mês.

Divulgue seus imóveis na internet: Utilize as inovações tecnológicas para inovar também no seu negócio. A internet é com certeza uma grande aliada neste quesito. Crie um site imobiliário e disponibilize seus imóveis na internet para seus cliente. Além disso integre seu site aos principais portais imobiliários da sua cidade, aumentando suas chances de negociações.

Desenvolva novas técnicas: Não fique sentado no plantão de vendas ou na imobiliária esperando os clientes chegarem. Inove e pense estratégias para atrair possíveis compradores dos seus imóveis. Divulgue seus imóveis nos principais portais imobiliários, promova coquetel de lançamento para os empreendimentos que você está comercializando e participe ativamente das ações que o mercado imobiliário realiza (feiras, palestras e reuniões com incorporadoras).

O corretor de imóveis que está preparado para inovar no seu dia-a-dia e no atendimento ao cliente, tem maiores chances de sucesso em novas negociações. É necessário espelhar-se em cases de sucesso do mercado imobiliário, fazer melhor que a concorrência  e aprender com os os erros. O importante mesmo é estar sempre inovando.

Fonte: Blog Imobex




segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como melhorar a comunicação com o cliente

A comunicação é a chave para o sucesso profissional. No entanto, não basta apenas falar, mas também ser compreendido de maneira eficiente por aquilo que se deseja transmitir com o seu discurso.

Para o corretor de imóveis, saber se comunicar é requisito fundamental. Por isso, durante uma negociação, é indispensável que o profissional se posicione de maneira correta diante do seu cliente, sabendo utilizar as palavras de forma estratégica e estabelecendo assim um relacionamento de qualidade.

Confira cinco dicas essenciais para desenvolver suas habilidades de comunicação com o cliente:

1. ADAPTE O SEU DISCURSO: nenhum cliente é igual, por isso é importante que o corretor adapte o seu discurso de acordo com o perfil de quem será atendido. Busque informações sobre o possível comprador, identifique suas preferências e seu modo de se comunicar, isso ajudará você a se relacionar mais facilmente com cada cliente.

2. SAIBA OUVIR: escute com atenção o que seu cliente tem a dizer e jamais o interrompa ou imponha a sua opinião. O corretor de imóveis que sabe ouvir o seu cliente, motivando-o a falar, saberá identificar com mais facilidade aquilo que ele realmente está procurando.

3. SEJA OBJETIVO E CLARO NAS INFORMAÇÕES: não torne a comunicação com o seu cliente um obstáculo. Seja o mais simples possível nas informações que estará passando. Se caso o cliente não compreender você, procure uma nova forma de explicação. Jamais deixe que algo fique mal entendido.

4. DOMINE O ASSUNTO: durante a visitação de um imóvel, por exemplo, é importante que o corretor domine cada detalhe para saber informar e esclarecer todas as possíveis dúvidas para o seu cliente. Esteja sempre bem preparado sobre o assunto, que a comunicação ocorrerá naturalmente.

5. MANTENHA O CONTATO VISUAL: nunca desvie o olhar durante a conversa com o seu cliente, isso transmite insegurança e provoca desconfiança. Manter o contato visual é uma atitude fundamental durante qualquer processo de comunicação e permite que o corretor perceba se o cliente está compreendendo ou não o que está sendo dito.

Fonte: Blog Imobex




Como organizar o salário trabalhando como corretor de imóveis ?

Manter as contas equilibradas é um desafio para os corretores de imóveis. A variação mensal do salário dificulta o gerenciamento das finanças para esses profissionais. Os corretores precisam de um “orçamento de caixa”, estudo que procura ilustrar situações futuras a fim de projetar o fluxo de dinheiro.

Na prática o corretor irá projetar suas despesas num período pré-determinado a fim de manter uma liquidez suficiente para pagar as contas e uma noção exata do dinheiro restante disponível para um investimento. Essa organização financeira faz com que o profissional tenha uma qualidade de vida constante.

Quando desorganizado, o corretor pode ter um padrão de vida classe alta por um determinado tempo, porém, conforme o mercado esfrie e o seu salário diminua, ele não estará preparado para manter o estilo de vida e pode acabar em condições deploráveis.

Parece uma coisa simples, mas tem uma importância significativa. No caso das empresas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, das 470 mil novas organizações constituídas anualmente, 49,4% fecham as portas com menos de dois anos de existência. O principal motivo para a falência é a falta de capital de giro, ocasionada por uma ausência de organização no orçamento de caixa.

Um corretor de imóveis com vendas acima da média irá fracassar se não organizar suas finanças. No entanto, um profissional mediano, mas disciplinado economicamente, tem muito menos chances de se frustrar.

No livro “Planejamento Financeiro”, a Mestra em Administração, Camila Camargo, afirma que “as dificuldades financeiras nascem da disritmia entre entradas e saídas de caixa”, ou seja, se você tem uma conta pra pagar no dia 03 e só vai receber no dia 10, você corre o risco de atrasar o pagamento por falta de dinheiro.

Contudo, se tiver o controle de suas finanças, você reservará dinheiro para pagar quando a conta vencer ou tentará mudar a data de vencimento da dívida, deixando o mais próximo possível do dia do pagamento, evitando juros e multas. Mas para que isso ocorra com exatidão é preciso colocar todos esses dados em forma de um relatório, chamado “orçamento de caixa”. Boa Sorte!

Fonte: Portais Imobiliários